Geofonia na Escola Aitiara
A,B,C... da Paisagem Sonora da Demétria
Escola Aitiara
11 e 12 de junho
para professores, alunos e comunidade em geral
inscrições gratuitas: martacatunda@gmail. com
programação e maiores informações
Local: Escola Aitiara e entorno
Horário: 9:oo hs às 12:oo hs.
14:00 hs. às 17:00 hs.
Apoio CNPq/ Escola Aitiara/Ouvir Ativo/UNISO
Esta Oficina é um convite para o estudo sensível da Paisagem Sonora da Escola Aitiara e seu entorno no bairro da Demétria. Se destina a alunos, professores, funcionários, mas também moradores ou a qualquer pessoa que queira participar, por interesse pessoal ou profissional, enfim que abrace esta oportunidade de conhecer de forma mais consciente e criativa o ambiente sonoro na qual esta inserida. Acreditamos que sem esse envolvimento sensível a própria cidadania é posta em risco. Ser cidadão é mais que pagar impostos, ou exigir leis que protejam nosso ambiente de vida, ser cidadão é também observar, conhecer e assim poder descobrir e compreender a ecologia do lugar, criando e reinventando formas de expressá-la . Entendemos a sensibilidade humana como uma parte fundamental da ecologia de um lugar. Só mesmo a partir do sentir/ pensar é que desenvolvemos uma percepção proativa do ambiente onde vivemos, na escola onde estudamos, uma atitude que necessita partir também de cada um como cidadão . Na experiência todos terão a oportunidade coletiva de por em ação sua vocação trilheira, guardiã e inventiva multiplicado e ampliando significativamente as possibilidades da educação ambiental.
Esta oficina é parte integrante da pesquisa “Paisagens sonoras, educação ambiental e cotidiano escolar: Um estudo em escolas de Botucatu e Sorocaba- SP ”apoiada pelo CNPq, coordenada pelo Dr. Marcos Reigota do Programa de Pós Graduação em Educação da UNISO(Educação Ambiental no Cotidiano Escolar) que tem como integrantes os seguintes pesquisadores: Marta Catunda (doutoranda UNISO, pedagoga de Educação Artística ) que vem desenvolvendo o tema da paisagem sonora no cotidianos escolar; Marcelo Petraglia, (doutorando da Psicologia/USP, professor música do Ouvir Ativo) Carmemsilvia (mestranda, pedagoga de Educação Artistica e Música) também afinados com o tema e propostas ambientais em suas pesquisas.
AGUARDEM DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES!
http://www.ouvirativo.com.br
Comentários
Postar um comentário
A geofonia é feita de encontros sonoros. Se a ecologia como ciência tem no aspecto relacional o que lhe é mais intrínseco no “eco” temos o sentido daquilo que ressoa, eco de ecoar mesmo mas, também eco de ecologia, portanto, como relação já que a ecologia é antes de tudo relação (CATUNDA, 2013, p.101).