Pular para o conteúdo principal

Programação da Oficina

A,B,C… da Paisagem Sonora da Demétria

11 e 12 de junho de 2011

Bairro Demétria – Botucatu – SP
Esta Oficina é um convite para o estudo sensível da Paisagem Sonora da Escola Aitiara e seu entorno no bairro da Demétria. Se destina a alunos, professores, funcionários, mas também moradores ou a qualquer pessoa que queira participar, por interesse pessoal ou profissional, enfim que abrace esta oportunidade de conhecer de forma mais consciente e criativa o ambiente sonoro na qual esta inserida. Acreditamos que sem esse envolvimento sensível a própria cidadania é posta em risco. Ser cidadão é mais que pagar impostos, ou exigir leis que protejam nosso ambiente de vida, ser cidadão é também observar, conhecer e assim poder descobrir e compreender a ecologia do lugar, criando e reinventando formas de expressá-la . Entendemos a sensibilidade humana como uma parte fundamental da ecologia de um lugar. Só mesmo a partir do sentir/ pensar é que desenvolvemos uma percepção proativa do ambiente onde vivemos, na escola onde estudamos, uma atitude que necessita partir também de cada um como cidadão . Na experiência todos terão a oportunidade coletiva de por em ação sua vocação trilheira, guardiã e inventiva multiplicado e ampliando significativamente as possibilidades da educação ambiental.
Atividades
Estudo dos sons naturais
- registro da paisagem sonora da Escola Aitiara
- registros de sons relaxantes em lugares especiais: cantos de pássaros, animais,etc.
- marcar locais e sonoridades naturais que soam músicas.
Estudo do ruído e barulho
- registros do entorno da Escola Aitiara, nas ruas e proximidades das rodovias,
- registro de som em locais ruidosos entre outros que incomodam
- nomear os pontos, ruas e avenidas observados a partir dos son ouvidos
Estudo da imagem sonora
- registros da grafia do som
- registros da cor do som
- registro de frases, versos, etc.
Programa
Sexta Feira dia 10/6
Registro pela manhã sons da Escola, salas de aula, recreação, refeitório, etc.
Sábado dia 11/6
MANHÃ
Local: OuvirAtivo (condomínio Alvorada)
Apresentação do grupo e orientação das atividades de campo e adequação do tempo das atividades.
O que ouvir e atitude de escuta.
Desacelerar e Silenciar comunicar-se gestualmente
Locais de Escuta: do ponto de encontro, rua, bambuzal observação no pasto do entorno da Escola, na mata até chegar no pátio interno da Escola onde será realizado o registro gráfico dos sons ouvidos.
TARDE
Avaliação: compartilhamento das observações, elaboração de perguntas dirigidas, seleção de sons em um roteiro de escuta (tapete sonoro) sons guia, vozes ou sonoridades marcantes.
NOITE
Para voluntários: registro dos rumores noturnos em pontos previamente mapeados no entorno da escola nas ruas, avenidas.
DOMINGO DIA 12
MANHÃ
Reunião geral: divisão de tarefas, orientação das atividades.
Atividades ecologia sonora inventiva: a partir da seleção de sonoridades, grafias, constituir um escopo das atividades de escuta realizadas: sonoros, musicais e gráficos individual e conjunto. O som guia da cada um, uma voz, um pulso, a fim de expressar, representar a identidade sonora conjunta (côro de vozes e sons); compor como o som de fundo, nomeação dos pontos observados com o som do lugar toponimia.
Avaliação: respostas ás perguntas feitas no início das atividades e elaboração de perguntas por parte dos professores para que os participantes continuem pensando no assunto após a Oficina, avaliação individual, fechamento.
Materiais necessários
O registro ocorrerá de diversas formas: celulares, gravadores portátil, binóculos. Aconselha-se roupas confortáveis, bonés, sapatilhas ou sapatos macios, água, etc. Fica a critério de cada participante levar seus gravadores, celulares, cadernos de desenho próprios, giz de cera, etc. já que serão fornecidos os mínimos recursos necessários.
A Oficina contará com: um gravador analógico com microfone omini direcional, um gravador digital com microfone direcional, decibelímetro, lanternas para gravações noturnas, folhas de papel canson, blocos de anotações.
A participação nesta oficina é gratuita.
Informações e inscrições
Para visualizar o folder clique aqui
Esta oficina é parte integrante da pesquisa “Paisagens sonoras, educação ambiental e cotidiano escolar: Um estudo em escolas de Botucatu e Sorocaba- SP” apoiada pelo CNPq, coordenada pelo Dr. Marcos Reigota do Programa de Pós Graduação em Educação da UNISO (Educação Ambiental no Cotidiano Escolar) que tem como integrantes os seguintes pesquisadores:
Marta Catunda (doutoranda UNISO, pedagoga de Educação Artística ) que vem desenvolvendo o tema da paisagem sonora no cotidiano escolar;
Marcelo Petraglia, (doutorando da Psicologia/USP, professor música do Ouvir Ativo)
Carmemsilvia Maria Sinto (mestranda, pedagoga de Educação Artistica e Música) também afinados com o tema e propostas ambientais em suas pesquisas.
PARTICIPAÇÃO: Patrícia Black, no registro das imagens da experiência(Cinema/SENAC/SP)








http://www.ouvirativo.com.br/?p=1936

Comentários

Postagens mais visitadas