ECO - Concerto para ensemble, galho de árvore, voz e pios
A ECO DE RODRGO REIS 2016
apresentação do concerto "ECO", do compositor Rodrigo Reis, realizada nos dias 17 e 22 de outubro no Teatro Reynuncio Lima do Instituto de Artes (IA) da UNESP-SP, foi assistida por cerca de 250 pessoas em suas duas apresentações.
A obra utiliza elementos como galho de árvore, apitos ornitológicos e motosserra para fazer uma dura crítica às políticas ambientais vigentes e exaltar a natureza e a vida.
"ECO" é uma ode ao conceito de Ecosofia, proposto pelo filósofo francês Felix Guattari, apresentado em seu ensaio As Três Ecologias. “A Ecosofia inscreve a Vida em todas as suas formas e interações singulares, seja humana e inumana, como valor central e maior”, explica o compositor.
Composição musical e direção artística Rodrigo Reis. Regência Lucas Albuquerque. Performances vocais do grupo de pesquisa e criação em Glossolalia Intensiva e intérpretes do Laboratório de Criação. Solistas Kalassa Lemos e Sandra Daniela. Percussão Alisson Antonio Amador e Fernando da Mata. Apitos ornitológicos e Flauta de Nariz Barulho Max e Vitor Marques. Light Designer Flávio M. Silva. Editoração partituras Henri Augusto Bisognini. Orientação de pesquisa prof. Alexandre Lunsqui e Marta Catunda. Apoio profs. Kathya Godoy, Pelópidas Cypriano Pel e Agnus Valente. Comunicação visual Karina R Dias. Assessoria de imprensa Rhizome Comunicações. Fotos Jose Romero Romero.
Comentários
Postar um comentário
A geofonia é feita de encontros sonoros. Se a ecologia como ciência tem no aspecto relacional o que lhe é mais intrínseco no “eco” temos o sentido daquilo que ressoa, eco de ecoar mesmo mas, também eco de ecologia, portanto, como relação já que a ecologia é antes de tudo relação (CATUNDA, 2013, p.101).