Vejo passarinho
Vejo passarinho
O encontro com pássaros é uma modalidade para a ecologia profunda, buscada pela ecosofia de Felix Guatarri, nos torna sensíveis ao invisível porque nem todos conseguimos ver . Aqueles que vemos e ouvimos é como um presente. Essa atividade de identificação não é apenas birdwasching - ou uma atividades de entretenimento ecológico. Pode ser experimentada de diversas formas. Para cada um haverá um canto que promove encantamento. Uma sensação intensa e estranha. Esse estranhamento suspende o tempo racional da mente, fazendo-o deslizar. Encontro com a ariramba, foi percebido como encontro com o si de si mesmo! Quanto mais cantos ouvimos mais afirmamos este eu próprio, como parte do lugar em que vivemos.
O silenciar interno como uma limpeza perceptiva que anula os rumores superficiais e faz mergulhar na natureza como quinta pele. A pele planetária.
Comentários
Postar um comentário
A geofonia é feita de encontros sonoros. Se a ecologia como ciência tem no aspecto relacional o que lhe é mais intrínseco no “eco” temos o sentido daquilo que ressoa, eco de ecoar mesmo mas, também eco de ecologia, portanto, como relação já que a ecologia é antes de tudo relação (CATUNDA, 2013, p.101).