Ecos da Oficina de Paisagem Sonora na European Review of Artistic Studies
Este texto tem como objetivo narrar as práticas pedagógicas artísticas como ressonância de estudos da ambiência sonora envolvente realizadas durante a Oficina A, B, C, da paisagem sonora da Demétria (Escola Aitiara). O texto ora apresentado tem como base o quadro teórico metodológico das perspectivas ecologistas da educação e dos estudos do cotidiano, conforme os textos indicados na bibliografia, que evidencia as narrativas do cotidiano (da voz dos atores sociais) das práticas pedagógicas como uma importante ferramenta científica. As narrativas são compreendidas como reforço da vivência realizada durante a oficina, ao lado da expressão artística e sensível, dos atores sociais do referido bairro que tem uma história impar, no tocante a ecologia humana. Neste caso, a sensibilidade destes atores sociais é aqui considerada parte significativa da ecologia do lugar. São professores(as), músicos(os), compositores(as), consultores(as), de diversas áreas, estudantes que se debruçaram durante 12 horas no exercício sensível da ecologia sonora, expressando-a de diversos modos inclusive musical.
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A geofonia é feita de encontros sonoros. Se a ecologia como ciência tem no aspecto relacional o que lhe é mais intrínseco no “eco” temos o sentido daquilo que ressoa, eco de ecoar mesmo mas, também eco de ecologia, portanto, como relação já que a ecologia é antes de tudo relação (CATUNDA, 2013, p.101).