e por falar em geofonia
figura sonora .Esta imagem está no site OuvirAtivo música para o desenvolvimento humano
htttp://www.ouvir ativo.com.br
OuvirAtivo música para o desenvolvimento humano
htttp://www.ouvir ativo.com.br
OuvirAtivo música para o desenvolvimento humano
Geofonia é bem mais que som da terra, mas todos os sons audíveis (os que soam naturalmente)e os auditíveis(os que soam através ou a partir dos intrumentos de reprodução som, sejam instrumentos musicais, ou aparelhos de transmissão ou produção de som) no planeta dentro da atmosfera e sua abóboda. Mais que o som generalizado de todas as línguas, ou a raiz cultural delas, ou formas de emissão corporal. Envolve configuração acústica, manifestações físicas da propagação do som, observação do som e do silêncio, identificação sonora e musical dos sons a partir de uma profunda observação integrada das sonoridades da terra. O que é ruido e barulho há uma diferença fundamental e entre elas infinitas intergradações.
Vejam um exemplo intrigante até pouco tempo tínhamos sonoridade urbana caótica de decibéis das metropoles e sonoridade das cidades do interior e da zona rural: repleta de piados,cacarejados bufados, balidos, mugidos, aboios. Agora com o grande silêncio se instalando progressivamente pela monocultura da soja( mesmo dos desertos),nos campos e cerrados, as cidades interioranas voltam a contar com as vozes fugidias do campo, as metropoles também vão recebendo esses fugitivos que nos meandros dos condomínios fechados, retalhos de jardim,varandas e áreas dos apartamentos vão se avolumendo em quantidade e qualidade.
Vai desaparecendo a diferenciação campo/cidade .
Comentários
Postar um comentário
A geofonia é feita de encontros sonoros. Se a ecologia como ciência tem no aspecto relacional o que lhe é mais intrínseco no “eco” temos o sentido daquilo que ressoa, eco de ecoar mesmo mas, também eco de ecologia, portanto, como relação já que a ecologia é antes de tudo relação (CATUNDA, 2013, p.101).